segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Aumenta adesão aos projetos colaborativos online

As iniciativas de implantação de projetos colaborativos online, como ferramenta pedagógica, estão se multiplicando no Centro Interescolar de Línguas de Brasília. Professoras dos cursos Básico, Intermediário e avançado de inglês já definiram seus projetos.

As professoras Carmen Mendes e Marta Fontenelle escolheram o projeto One Day in the Life para começar a trabalhar com a Rede Internacional de Recursos Educacionais - iEARN. Alunos de várias turmas vão postar textos sobre um dia especial em suas vidas, acompanhados de imagens, no fórum internacional do site iEARN.

Music Around the World é o tema do projeto que a professora Zenir Machado passa a desenvolver com estudantes do curso Avançado. Em grupo, os alunos selecionam uma música que represente algum ritmo brasileiro; escrevem um parágrafo explicando o motivo da escolha; e, indicam um link para ouvir a música na Internet. Essas informações são publicadas no fórum online, junto com uma foto do instumento utilizado na performance deste ritmo. Estudantes de outros países também compartilham suas pesquisas, e todos postam comentários.

As lendas do folclore brasileiro estão sendo trabalhadas pela professora Claísa Cordeiro, no projeto Folk Tales. A descrição dos personagens, e os respectivos desenhos, são elaborados por alunos do Básico. Os alunos do Intermediário contam as lendas, por escrito, em inglês. Todo o material é publicado no fórum do projeto para que alunos do mundo inteiro possam ser leitores uns dos outros.

A participação nos projetos estimula os alunos a desenvolver as quatro habilidade do ensino/aprendizagem de língua estrangeira: ouvir, falar, ler e escrever.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que mais e mais professores estão aderindo à iniciativa dos projetos colaborativos em meio eletrônico. É importante saber que os alunos se beneficiam, assim como os professores que aumentam sua rede de contatos e troca de experiências pedagógicas.
Parabéns ao CIL 1 de Brasília e a todos os professores ditos "iearners"!